terça-feira, 5 de julho de 2011

mini jardim. Terrários = jardim em vidro fechado

boa tarde galera!

Nossa hoje o frio esta terrivel nao e. pelo menos aqui em Curitiba agora faz exatamente 8º C esta um frio de doer e o pior vem agora, eu fiquei de sair hoje estou rezando pra que me liguem desmarcando pq a noite vai estar bem pior que isso, mas na realidade eu nao vim aqui pra ficar conversando eu hoje vou falar sobre terrários, no caso vou falar pra voces como se faz um jardim dentro de vidros ou garrafas fechadas eu achei bem legal e olha vale a pena fazer viu. Bom antes de começarmos a falar sobre os terrários eu vou postar uma foto dele pra iniciarmos.


 
Nesse caso pra que vocês possam fazer o terrario, voces so vão precisar de vidros sendo estes de maionese, de palmito, todos esses vidros que usamos e no final acabam indo pro lixo, acaba sendo uma forma de aproveitar as embalagens de vidros, se voces preferirem podem comprar os vidros nas lojas de 1,99, pois la voces teram vidros mais elaborados.

No caso existe dois tipos de terrarios o aberto e o fechado. O terrario aberto nos ja falamos sobre ele aqui em 2 topicos e ensinamos como e que se faz, hoje vou explicar sobre o terrario fechado que e aquele feito em vidros fechados e claro rs. Ao contrario do terrario aberto que vocês mesmos tem que regar, o terrario fechado ele se rega sozinho, atraves da propria evaporacao do solo, e claro que pra isso ocorra vocês terão que escolher as plantas certas, pois dependendo da planta ela acaba morrendo devido o excesso de agua ou tambem pela falta, uma vez que existe plantas que precisa de agua constantemente. Então vocês notando que a planta esta muchando ou morrendo eu indico que voces retirem ela do terrario e plante em outro lugar e escolha novamente outra planta.

Na realiadade os terrarios sao microecossistemas que acabam criando condicoes perfeitas da natureza, elas duram anos, dependendo da planta que voce escolher so vai ter que abrir o vidro de 6 em 6 meses ou 1 vez ao ano. Na realidade ele e como se fosse o nosso planeta terra, mas dentro de uma caixa lacrada de vidro.

1 - COMO REGAR O SEU TERRARIO FECHADO

O terrario so sera regado uma unica vez, mas dependendo da planta tera que regar uma vez por ano ou a cada seis meses. Neste caso vocês vao reparar que quando a temperatura aumenta, junto com a agua depositada e a transpiracao da planta, vai ocorrer uma evaporacao e com esta se formara pequenas goticulas de agua nas paredes do vidro o qual ira ser depositado novamente na terra e acabara regando a planta (como se fosse a nossa chuva).

2 - COMO FAZER O SEU TERRARIO

vocês iram precisar pra montar um terrario

- 1 vidro com tampa, bem limpo e passado alcool dentro dele para evitar o surgimento de fungos ou bacterias.
- vao por dentro do vidro uma camada de pedrinhas.
- apos sera colocado uma camada de carvao vegetal e uma de areia.
- e por fim uma camada de terra.

apos e so fazer uma buraco e colocar a planta escolhida (não se esqueçam de pegar uma planta pequena para que voces possam ver ela se desenvolver dentro do recipiente, e escolham plantas que gostem de agua)

Limpe cuidadosamente o vidro, regue a planta e pronto e so tampar o seu terrario e ele esta pronto. Não se esqueçam de coloca-lo em um lugar que tenha claridade media nunca no sol forte.

se voces notarem que o vidro nao esta embaçando então terão que abrir o terrario e rega-lo e se tiver muito embaçado voces terao que abrir o vidro e deixar a agua evaporar um pouco, pra dai sim tornar fechar o vidro.

obs: existe terrarios que vivem por um longo tempo, mas a media de vida da maioria e de 1 ano, só depende do cuidado que vocês terão com ele.





espero que voces tenham gostado.

E quem por um acaso fizer o seu mini jardim aberto ou fechado mande uma fotografia pra que possamos estar postando aqui no blog. e so me enviar um comentario com o e-mail que passarei o meu, fico no aguardo viu.

beijocas a todos

4 comentários:

  1. Bom dia.............
    gostei muito do seu blog, ontem(29-06-2012) fiz meu primeiro terrario e estou pesquisando mais sobre o assunto por isso encontrei seu blog, como faço para mandar as fotos do meu terrário para vc ver e dar sua opinião?
    aguardo
    margareth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Margareth

      Desculpe a demora de lhe responder, pois ando trabalhando demais nos ultimos dias, mas agora estou de volta.

      Você pode estar me enviando a foto do seu terrario no meu e-mail Cher_hirt@hotmail.com , e gostaria de pedir a sua autorização pra postar a foto no blog e claro se vc permitir.

      Bjs
      Chris, fico no aguardo

      Excluir
  2. Olá... achei lindinho o terrário na lâmpada. Qual a planta usada ?

    Fico no aguardo

    Obrigada

    Narjara

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Amei seu post, gostaria de saber quais plantas vc indica para terrários fechados?

    ResponderExcluir