quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Fobia Social... O mal que atrapalha as nossas vidas

Boa tarde pessoal

Hoje eu vou falar pra vocês sobre a Fobia Social, eu acredito que a metade da população sofre desse mal, só não sabemos quais são as causas, se e o fato de termos uma vida corrida, ou por passarmos tempo de mais na frente de um computador ou também pelo fato de que precisamos ter mais confiança em nos mesmos.

Sabe falar sobre a Fobia Social pra mim e muito fácil, pois nunca entendi ao certo porque todas as vezes que eu precisava falar em publico ou ter que chegar em alguém pra falar alguma coisa eu entrava em panico, parecia que ia morrer suava gelado, me embrulhava o estomago, uma tremedeira, o rosto e as orelhas pegando fogo e sem contar que começava a gaguejar e não parava mais.
Sempre odiei em sala de aula quando o professor tinha a péssima ideia de me chamar pra perguntar alguma coisa para mim isso era o fim, pior ainda quando tinha apresentação de trabalho queria que o chão se abrisse e eu pudesse entrar dentro.
Mas sabe não sou só eu não, como eu mesma disse existe varias pessoas que passam pelo mesmo problema que eu, e muitas vezes prejudica muito as nossas vidas, pois conheço diversas pessoas que deixaram de sair em publico exatamente por causa desse problema, ou deixaram de lado a faculdade pois toda vez parecia que ia ser o fim do mundo. Eu mesma comecei a fazer faculdade de enfermagem e comecei a entrar em panico, sai no meio de uma aula e nunca mais voltei, pra vocês verem só como e terrível as pessoas que estudavam comigo e meus amigos de classe nunca mais me viram depois daquela aula, pois não voltei nem pra trancar o curso, quem fez isso foi os meus pais, mas com muita perseverança fui fazer uma faculdade de novo mas dessa vez fiz o curso de direito, graças aos meus amigos eu não desisti fui ate o final pois esses não me deixavam parar sempre estavam me incentivando e por trás dos bastidores comentavam com os professores sobre o meu problema que foi descoberto quando descobri que tinha síndrome do panico, então os professores acabavam sendo um pouco mais maleáveis e isso ajudou bastante.

E claro não vou ficar aqui só falando sobre mim, se alguém comentar e falar sobre os problemas que sofre com a fobia social ficarei muito agradecida pois assim vejo que não sou só eu que sofre desse mal.

FORMAS QUE A FOBIA SOCIAL SE MANIFESTA:


- falar em publico;
- em apresentações, mesmo que conheça o assunto parece que da um branco;
- participar em entrevista ou em exames orais;
- frequentar lugares sozinho como restaurante, shopping, cinema e etc.
- na hora da paquera, tremer quando tiver que escrever ou beber cafe em publico e que alguém esteja olhando;
- e etc...

TRATAMENTO

O tratamento se da através de antidepressivos e psicoterapia, a qual ajuda muito.






O pior da Fobia Social e que muitas vezes perdemos de ter um bom emprego, oportunidades pois acabamos travando e tendo dificuldades no relacionamento e na hora de conversar com as pessoas.

A minha dica pra vocês e que não desistam, sejam persistentes, enfrentem esse problema, pois isso tudo esta em nossa cabeça e temos que ser muito mais forte que ela , não deixando o nosso cérebro nos dominar, pois temos que parar de ter medo do julgamento das outras pessoas e parar com essa autocritica sobre nos mesmos, pois ninguém e perfeito todos possuem defeitos, só que não notamos, pois estamos preocupados demais com o nosso.

Espero que tenham gostado sobre o assunto.

beijocas a todos e tenham um ótimo dia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário